terça-feira, novembro 03, 2009

EMPRESAS vs FORMAÇÃO PROFISSIONAL

"Hoje em dia, a formação profissional tem um papel extremamente importante nas organizações, sobretudo num país como Cabo Verde onde sentimos claramente uma lacuna no "SABER-FAZER BEM".

Partindo da premissa de que a formação profissional permite formar pessoas capazes de transformar as ideias, objectivos em realizações/operações concretas, utilizando meios eficientes de forma a atingir a eficácia, podemos então concluir que a mesma afigura-se como uma das principais apostas para que qualquer empresa tenha sucesso.

Como "subentendidamente" referi na primeira ideia, hoje em dia já não são suficientes as capacidades meramente cognitivas ou mesmo saber fazer a combinação entre estes e as capacidades volitivas/psico-motoras do SABER FAZER. O que nos deparamos hoje é com uma necessidade gritante em adicionar valor a essa conjugação, o que daí resulta o SABER FAZER BEM.

Esta necessidade é-nos, por exemplo, imprimida pela forte concorrência em que é necessário estarmos em constante actualização e adaptação com as novas realidades, bem como na "urgência" de nos destacarmos pela positiva me relação à concorrência.

Numa nota final, diria que é importante também às organizações numa lógica de valorização dos activos (internos), uma vez que existem muitos trabalhadores/colaboradores com fortes potencialidades mas que pela falta de formação e capacitação profissional acabam por não conseguir traduzir em OUTPUTS (ACÇÕES CONCRETAS) todos os INPUTS (CAPACIDADES COGNITIVAS E POTENCIALIDADES) que possuem. Por outro lado, é importante investir no pessoal operacional sem a qual nenhum SISTEMA funciona. "


0 Comentários:

Blog Widget by LinkWithin